sábado, 6 de dezembro de 2008

Tansmissão transversal x longitudinal

A depender da posição de instalação, existem basicamente duas configurações de transmissões: a longitudinal e a transversal. A transmissão longitudinal é mais utilizada em veículos com tração traseira e 4 x 4 e a transversal equipa os de tração dianteira.

Longitudinal - A transmissão para tração traseira possui um único eixo de saída, que é conectado ao eixo cardã, responsável por transferir ao eixo Transmissão Automotiva 25 traseiro a força gerada pelo motor que traciona, assim, as rodas traseiras. Essa montagem proporciona uma melhor distribuição de peso (frente/traseira) do veículo. Contudo, sacrifica o espaço útil e diminui o conforto dos passageiros.

Transversal - A transmissão utilizada nos veículos com tração dianteira é acoplada transversalmente ao motor e possui dois semi-eixos de saída conectados às rodas. Com esse desenho, o peso adicional sobre as rodas contribui para melhor desempenho em pisos escorregadios.

O projeto de uma transmissão com saída para as rodas dianteiras, diferentemente de outra com saída para as traseiras, inclui a árvore de transmissão e o diferencial, chamado de “transaxle”.

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