sábado, 28 de fevereiro de 2009

Ayrton Senna da Silva (1960-1994)

O mito
Ayrton Senna foi o piloto de Fórmula 1 mais sensacional de todas as épocas. Brasileiro, paulistano, tri campeão mundial de automobilismo, e ídolo de toda uma geração, Ayrton começou a trilhar sua carreira nas pistas correndo em um kart quando em 1983 foi cotado a disputar a Fórmula 3 inglesa. Piloto de Talento, teve sua primeira oportunidade na Fórmula 1 apenas um ano depois, em 1984, na escuderia Toleman, e depois mudou para a Lotus-Renault em 1985, onde conquistou 5 Grandes Prêmios. Em 1988 Senna começou a correr na McLaren-Honda, ao lado de outro grande piloto - Alan Proust. Ano em que conquistou seu primeiro título mundial. houveram outros dois, em 1990 e 1991, pela mesma equipe.

O homem

Filho de pais ricos, o menino Ayrton era um excelente aluno de educação física, artes e química, mas enfrentava dificuldades em física, matemática e inglês. Percebeu desde cedo que seu hobbie seria sua profissão. Homem religioso, era leitor assíduo da bíblia, e sempre demonstrava preocupação com a pobreza generalizada no Brasil. Chegou a gastar milhões de sua fortuna pessoal em ações que beneficiaram crianças carentes de seu país. Pouco antes de seu trágico acidente, ele fez o esboço da concepção de uma organização dedicada à educação de crianças brasileiras, o que mais tarde viria a se tornar o Instituto Ayrton Senna.

O posteridade


Na triste manhã de 1º de maio de 1994, o carro do maior piloto de Fórmula 1, depois da era Fangio, colidia contra o muro numa curva no circuito de Ímola, Itália. Luto nas pistas; luto no Brasil. Ayrton Senna, tricampeão mundial, uma lenda viva do automobilismo, morria, deixando um nome que nunca será apagado da história das corridas de automóveis.

Longe de se aninhar nas mais tristes lembranças dos aficionados do esporte, porém, Ayrton Senna se multiplicou com a força de um bólido, desde seu falecimento.

Frases de motivação pelo próprio Ayrton Senna:

"No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz."

"Quando você não está feliz, é preciso ser forte para mudar, resistir à tentação do retorno. O fraco não vai a lugar algum."

"O medo faz parte da vida da gente. Algumas pessoas não sabem como enfrentá-lo. Outras, acho que estou entre elas, aprendem a conviver com ele e o encaram não de forma negativa, mas como um sentimento de auto preservação."

"Se você quer ser bem sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si mesmo."

"Não sei dirigir de outra maneira que não seja arriscada. Quando tiver que ultrapassar, vou ultrapassar mesmo. Cada piloto tem um limite. O meu é um pouco acima do dos outros."

"Canalizo todas as minhas energias para ser o melhor do mundo."

"Brasileiro só aceita título se for de campeão. E eu sou brasileiro."

"Se depender de mim, vocês, jornalista, irão esgotar os adjetivos do dicionário."

"Quero melhorar em tudo. Sempre."

"O fato de ser brasileiro só me enche de orgulho."

2 comentários

Coga disse...

Sem dúvida, "O" cara!! Saudades dos domingões com churrasco e Senna.

carretinhas para carro disse...

Na real, o domingo poderia se chamar Ayrton Senna. Pois os domingos com o ele realmente eram espetaculares.

Abraços
Anderson Dantas
<a href="http://www.carretasbandeirantes.com.br/santos/reboques-para-empresa</a>

Postar um comentário